Pesquisar este blog

OPERANDO DEUS QUEM IMPEDIRÁ?!

OPERANDO DEUS QUEM IMPEDIRÁ?!
Esse é o Deus que eu sirvo, Aquele que tudo pode

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

DESAFIO LITERÁRIO - MÊS AGOSTO 2010 (ROMANCE POLICIAL)


ASSASSINATOS NA RUA MORGUE - EDGAR ALLAN POE, uma literatura arte moderna de simplesmente 1841, um escritor bem atual, na época considerado gótico devido seu carater literário ser tão instenso e brutal pra época, entretanto olhando atualmente nosso meio vemos que as coisas caminharam de acordo com a previsão do autor, pode ser considerado uma leitura policial bem moderna, já que vemos tantos crimes de requintes de crueldade cada vez mais evidentes em nossa sociedade. A história se passa em Paris por volta do séc XIX, a história é contada pelo ponto de vista de um narrador que não vamos conhecer, mas o qual tinha posses, este faz amizade com monsieur Dupin, cuja vida social teve uma queda financeira, este aluga do narrador uma mansão deserta e afastada, a qual dizem ser mal assombrada, ambos dividem a locação. Monsieur Dupin mostra-se ser um homem perspicaz, ele me lembrou um pouco o dr House, a maneira como monta uma linha de raciocínio e descobre sempre o que todos estão pensando e até mesmo fazendo, mas voltando ao livro, um determinado dia tanto o narrador e monsieur estavam andando na rua veem num jornal sobre o assassinato dplo de mãe e filha na rua morgue, e vai se desnrolando o contexto. Não posso contar muito pois nos surpreendemos com o final, não é o meu livro preferido. E o assassino é descoberto pelo monsieur pela sua forma analítica e dedutiva, entretanto o assassino só será descoberto no final da narrativa, e será pra variar aquele em quem ninguém imagina.... Edgar Allan Poe, foi o escritor que gerou a forma do livro policial que trouxe um grande acervo de seguidores britanicos, exemplo Agatha Christie, sir Arthur Conan Doyle com seu Sherlock Holmes, foi ele quem combinou o formato: um crime, um detetive, um criminoso. Vale a pena conhecer a obra, apesar que tenho outras preferências de literárias, mas nos faz ampliar nosso visão e conhecimento cultural literário.

bjos no coração Dani

10 comentários:

  1. Este é um bom livro- Eu tinha uns 13 anos quando li e me lembro que me impressionou bastante.

    ResponderExcluir
  2. Optou pelo tradicional né? Também li esse qdo era adolescente. Edgar me fascina até hoje.
    Bjocas Dani.

    ResponderExcluir
  3. Alguns passaram despercebidos na adolescencia, resolvi resgatar o que perdi.... Mas é muito bom em todo tempo.... bjoks

    ResponderExcluir
  4. Gosto do Alan Poe, mas acho que minha irmã é mais fã dele. Ainda não li as peripécias de Dupin mas como é um clássico bem escrito, irei atrás dele.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Não conheço, mas olhando pelo seu ponto de vista, creio se tratar de uma boa leitura.
    Muito bom!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. gostei da sua resenha. Não conhecia o livro, vou colocá-lo na minha lista de posteriores leituras.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Provavelmente se vc gosta de diversificação, e fantasia.... provavelmente gostará.... bjoks no coração

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia!!! Parece bom =D
    Não gostei muito da capa!
    Adorei a resenha!!!!

    ResponderExcluir
  9. E' um cla'ssico que pretendo ler. Gostei da sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Um clássico que ainda não li, mas que assim que tiver a oportunidade, estarei lendo!!!

    ResponderExcluir