Pesquisar este blog

OPERANDO DEUS QUEM IMPEDIRÁ?!

OPERANDO DEUS QUEM IMPEDIRÁ?!
Esse é o Deus que eu sirvo, Aquele que tudo pode

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DESAFIO LITERÁRIO - MÊS SETEMBRO 2010 (ROMANCE HISTÓRICO)




ORGULHO E PRECONCEITO - JANE AUSTEN

Livro escrito em 1797 e publicado em 1813,tudo do que se lê nos romances de Jane Austen eram histórias das quais ela mesma vivenciara, acredito que por isso nos convence tanto, e mexe tanto com nosso coração.

Coloquei esta imagem, porque este é o casal mais fofo dos filmes inspirados e baseados nos romances de Jane.

A história se passa em Hampshire na Inglaterra, e se baseia na história de Elisabeth Bennet e sua família, Elisabeth lida com os problemas de relações sociais, educacionais e com o rigor da sociedade aristocrática em aceitar os menos favorecidos no seu meio. A mãe de Elisabeth passa o livro inteiro querendo salvar a família casando uma de suas filhas com um homem de fortunas, o que nos mostra como aquela época era difícil pra uma mulher, outra situação que me chama a atenção é o preconceito inicial de Elisabeth com o Sr Darci, por ele ser tão timido e não se envolver como ela, diferença que existe por ela ter 4 irmãs e sua educação ser tão liberada ao contrário da educação rígida da aristocracia. è um livro inspirador pra quem ama os romances de Jane Austen, eu o considero o melhor. Elisabeth é orgulhosa e age de maneira feroz quando foi insultada por Sr. Darci, quando este fala com seu amigo pessoal a respeito dela e de sua tão mal educada família, rs, é sempre assim aquele que mais nos incomoda geralmente é aquele do qual nos envolvemos.... E é claro que há a história de uma das irmãs caçula, que foge com o namorado, o causa o maior furor e vergonha, entretanto a história é resolvida pelo Sr Darci, sem que Elisabeth saiba de seu envolvimento. Notamos nos romances de Jane uma certa ironia e cinismo em relatar e debochar de sua própria família na trama, provavelmente viver em uma família grande é sempre ter histórias hilárias pra se contar e rir um bocado..... Imagine as reuniões familiares com uma grande mesa num almoço de domingo, cada uma falando na vez do outro, não ouvindo ninguém nada do que o outro tem a dizer, é claro que com a diferença de época se acrescenta uma pitada de mais educação.... Assim são os romances de Jane, sempre é um convite para participarmos ativamente da convivência familiar, e como qualquer de seus romances sempre acabam que suas mocinhas enxerguem seus mocinhos.

6 comentários:

  1. Very nice picture of you and your blog is an excellent read and watch. Come take a look Teuvo images www.ttvehkalahti.blogspot.com blog and tell your friends Teuvo pictures blog. Have a nice autumn follow you. Teuvo Suomi Finland

    ResponderExcluir
  2. Dani, queridaça, Jane Austen é sempre uma boa pedida, né? Ainda não vi o filme. Mas os seus personagens povoam o nosso imaginário e se tornam inesquecíveis. Òtima resenha!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi! Sou fanática por essa história, tenho dois livros e filme e seriado. Amo mesmo! Acho só que os ingleses são mais polidos... no mais, é rir de si mesmo e enxergar a vida. :)

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse livro!!! Me identifico muito com Elizabeth, hehe. E o Sr. Darcy é o meu "mocinho com cara de mau" dos sonhos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada por Jane Austen, e Orgulho e preconceito é o meu favorito. Lindíssimo! Não me canço de ler e ver o filme.
    B-jus

    http://descobrindojaneausten.blogspot.com

    ResponderExcluir