Pesquisar este blog

OPERANDO DEUS QUEM IMPEDIRÁ?!

OPERANDO DEUS QUEM IMPEDIRÁ?!
Esse é o Deus que eu sirvo, Aquele que tudo pode

terça-feira, 2 de novembro de 2010

DESAFIO LITERÁRIO - MÊS NOVEMBRO 2010


PRIMO BASÍLIO - EÇA DE QUEIROZ, um livro escrito em 1878, é totalmente estranho ver que apesar de uma época tão difícil e cheia de restrições, ainda encontramos um tema tão conhecido, traição conjugal, podemos perceber que infidelidade gera tanto curiosidade e uma torcida pra que dê certo, e uma certa torcida contra, querendo ver qual o resultado desastroso da situação no final. Eu acredito que o ser humano é e sempre será romantico, não importando qual a situação que a envolve. O livro descreve a vida morna de um casal Luisa e seu maridinho Jorge, aparentemente um casal perfeito, que vive uma boa vida de classe média alta, e quem tem uma empregada insatisfeita com sua condição financeira, esperando apenas a oportunidade de ter um trunfo para usufruir de uma situação estável financeiramente, tem também uma envolvente e má companhia de uma melhor amiga e devassaLeopoldina, que contribui e instiga e muito em seus conselhos. E não poderia ocorrer de maneira diferente, quando Jorge precisa se distanciar durante um longo período para seu trabalho, e deixa Luisa tão entediada, até a chegada de seu primo Basílio, que vem de Paris, uma cidade X de romântica, um ex namorado de sua adolescência, que lhe deixou uma intensa marca na época, com uma bagagem de paixão a dominava. E o que todos, Luisa, Basílio e até a empregada Juliana, aguardavam acontece, a traição. Um desfecho que emociona, entristece, enraivece, até que todo emaranhado nos enfeitiça pra acabar que se quebrando o encanto. Confesso que esperava um desfecho melhor para Luisa e Basílio, porém, pra variar se tem alguém que se estreparia, claro que não seria Basílio mas a pobre da Luisa, a tola se entregou a esta tão alucinada paixão, com o tempo Basílio se mostrou o típico malandro, vem roe toda carne, quando chega ao osso quer enterrá-lo pra esconder suas marcas.... Acho que sempre me decepciono com estes clássicos da literatura, e acredito que pelos motivos que me decepciono, são os mesmos motivos que chamam a atenção dos grandes críticos da literatura clássica. Desculpem minha ignorancia aos amantes da literatura clássica, é uma escrita envolvente, até delicioso, mas não precisava acabar da maneira que acabou, mas quem sou eu..... Eça foi mais conhecido no mundo que eu no meu condominio....

bjs Dani

6 comentários:

  1. Como eu gosto deste livro!!! Quero ha' muito tempo, rele-lo, boa escolha, o'tima resenha, beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro, de Eça de Queiroz só li Os Maias. Para falar bem a verdade nunca gostei muito de literatura portuguesa. Ainda vou começar a ler o meu.
    Parabens pela resenha Dani, ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  3. rsrs...gostei do final da sua resenha. Tão subjetivas são as nossas leituras! Penso que ler envolve emoção e paixão, mas do que a razão, também importante.
    Eu nunca li o livro, e também não me passou pela cabeça lê-lo, não sei se por conta da minissérie da Globo...:(

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Essa obra é muito interesante! Li diversas vezes, não chega a ser um dos meus favoritos, mas exerce um certo fascinio sobre mim!

    ResponderExcluir
  5. Ahahahaha, adorei a defesa da sua opinião!!! Kkkkkk.... tb escolhi esse livro!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. bem colocado, realmente é uma defesa.... concordo com Vivi quando nos descreve sendo subjetivas. Não consigo ler e não tentar me encaixar no meio desta leitura... bjoks pra todas as visitantes

    ResponderExcluir